Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (CAPPA)

Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (CAPPA)

O Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia/Universidade Federal de Santa Maria (CAPPA/UFSM) é destinado à atividade acadêmico/científica e a divulgação da paleontologia em nível regional, estadual, nacional e internacional, além de importante peça para a estruturação de um geoparque para a região.

 

Instalado no município de São João do Polêsine (Quarta Colônia), em razão da riqueza do Patrimônio Paleontológico de toda a região, que possui afloramentos de rochas do Triássico, abundantes em fósseis de vertebrados, invertebrados, plantas e icnofósseis.

 

Sua sede foi idealizada e construída pelo Condesus em 2007 e, em 2010, passou a fazer parte da Universidade Federal de Santa Maria, sendo inaugurado em 2013, quando começou a funcionar efetivamente como órgão suplementar do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE). Esse centro tem como objetivo dar suporte à pesquisa paleontológica na Quarta Colônia, RS. A ênfase nesta região se dá pela grande abundância e relevância científica de fósseis do período Triássico provenientes dessa região.

 

Além disso, o CAPPA possui a missão de mapear novos sítios fossilíferos, monitorar os locais já conhecidos, coletar e preservar fósseis de vertebrados e plantas. O centro também dá apoio ao desenvolvimento da pesquisa nas áreas de paleontologia e geologia, bem como áreas relacionadas interessadas em atuar nos sítios fossilíferos da Quarta Colônia. 

 

Foto: CAPPA UFSM/Reprodução Galeria CAPPA

 

 

O CAPPA/UFSM está temporariamente fechado para visitação em virtude da pandemia de Covid-19.


 

Informações Básicas:

Localização: São João do Polêsine

Coordenador: Sérgio Dias da Silva

Contato:  cappa@ufsm.br

Site: coral.ufsm.br/cappa/index.php/pt-br/ 

Facebook: www.facebook.com/cappaufsm


​Revisão feita por Bianca Guimarães e Natália Huber.

Realização