Geoparque em ação

Geoparque em ação

O envolvimento de extensionistas nas ações desenvolvidas junto às comunidades é um fator essencial no processo de certificação das regiões da Quarta Colônia e de Caçapava do Sul como Geoparques Mundiais. Desde o início do projeto do Geoparque Quarta Colônia, cerca de 60 (sessenta) projetos de extensão financiados pela Universidade Federal de Santa Maria foram executados na Quarta Colônia, com o intuito de aproximar crianças, jovens e adultos às potencialidades e riquezas geológico-geomorfológicas existentes em seus municípios. Em 2020 tivemos o crescimento das áreas de alcance do Geoparque, abrangendo mais áreas de atuação desde o teatro e outras artes, até a culinária e gastronomia, línguas, história, arqueologia, paleontologia, bem como a geologia, sociologia e biodiversidade destes locais. 

 

Organizamos eventos educativos e turísticos para a preservação de uma memória coletiva, por meio da troca e construção de saberes com pessoas locais, convidados nacionais e internacionais e extensionistas parceiros dos geoparques. Além disso, por meio dessas iniciativas, o Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO visa, ainda, a auxiliar na profissionalização de produtores locais, na preservação de seus patrimônios, no compartilhamento de suas heranças e na celebração de suas produções artísticas ligadas aos diferenciais encontrados nessas regiões. 

 

Mais informações sobre os projetos, produtos e eventos do Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO, acesse  ufsm.br/pre/geoparque-quarta-colonia, bem como na nossa galeria, na seção de eventos e publicações neste mesmo site! 



​Revisão feita por Bianca Guimarães e Natália Huber.

 

Realização