Histórico-culturais

Vale Vêneto

Histórico-culturais

O distrito de Vale Vêneto fica no município de São João do Polêsine, e seu nome é em homenagem aos colonizadores italianos, que chegaram na região no ano de 1878. Esse distrito é um dos principais sítios do patrimônio cultural da Quarta Colônia devido à sua região estratégica, pois quem entra no território por Silveira Martins, precisa necessariamente passar por Vale Vêneto para acessar a cidade de São João do Polêsine ou Faxinal do Soturno, por exemplo.
 

O local possui uma tradição religiosa muito forte, com a presença de um seminário bastante antigo chamado Seminário Rainha dos Apóstolos, que é um marco para a história palotina no Brasil e na América. Além disso, a UFSM faz, anualmente, a realização de um festival internacional de música no período de inverno. No ano de 2020 o festival completou 35 anos, o que virou um grande acontecimento para toda a região, com jantares que chegaram a receber 3 mil pessoas por noite durante o evento.
 

No Vale Vêneto também fica localizada a Igreja de Corpus Christi e o Calvário, construído em 1913, com as 14 estações, que contam o martírio de Jesus Cristo, e a Gruta Nossa Senhora de Lourdes, que surgiu de uma promessa do Padre Pedro Bottari, em 1941.


O Museu Histórico de Vale Vêneto, é o que possui o maior acervo histórico e cultural italiano do Rio Grande do Sul, retrata toda a história da fundação e desenvolvimento da localidade.
 

Texto produzido com informações dadas pelo Prof. Adriano Severo Figueiró.

Visitação

Localização: S. João do Polêsine, Vale Vêneto

Compartilhe esse local em suas redes:
Realização