-
Um território de descobertas!
Localizado na região central do Rio Grande do Sul, Brasil, somos formados por nove municípios: Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Seca, São João do Polêsine e Silveira Martins (veja o mapa). A beleza natural das nossas paisagens, a abundância de água dos nossos rios e de nossas cascatas, a raridade dos fósseis aqui encontrados que testemunham as mudanças ambientais do planeta nos últimos 250 milhões de anos e a diversidade cultural que resulta dos povos nativos e estrangeiros, formam um conjunto de características singulares no nosso território. Estas, se bem articuladas, podem permitir que a possamos legar, às nossas próximas gerações, um futuro em que a qualidade de vida esteja em sintonia com a conservação da nossa cultura e herança geopatrimonial.
Somos uma iniciativa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em parceria com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (CONDESUS Quarta Colônia). Essas duas entidades visam articular poder público, terceiro setor, empresas, educação, academia, entidades de pesquisa e comunidade em geral para a promoção de um desenvolvimento endógeno regional através de ações que promovam um turismo sustentável que valorize as características singulares acima citadas. Nosso principal objetivo é proporcionar novas alternativas para a economia regional, de maneira sustentável, por meio da conservação do patrimônio natural e cultural, da educação ambiental, do turismo local e do incentivo à geração de renda através de iniciativas privadas.
31 outubro 2023 ( 11 meses )Caminhada Olhares sobre Nova Palma bateu recorde de público no Caminhadas na Natureza do Geoparque Quarta ColôniaClique aqui para ver25 outubro 2023 ( 12 meses )Caminhada Paisagens e Diversidades agitou o domingo em Dona Francisca no Geoparque Quarta ColôniaClique aqui para ver11 outubro 2023 ( 12 meses )Silveira Martins realiza reunião para os preparativos da Caminhada na Natureza do Geoparque Quarta ColôniaClique aqui para ver