Nesse local comtempla-se o patrimônio cultural material evidenciado nos monumentos da praça “Giuseppe Garibaldi” e nos casarios que denotam a imponente colonização de imigrantes que chegaram na região conhecida como “Val de Buia” , que emancipou-se do município de Santa Maria em 1989.
Quem caminha pela praça identifica a história do município através dos monumentos:
Obelisco do Cinquentenário, inaugurado em 1928 em alusão aos 50 anos da chegada dos imigrantes no território;
Monumento à Giuseppe Garibaldi, considerado um líder durante a Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul e o patrono da praça. Foi inaugurado em 20 de setembro de 1910;
Monumento em homenagem à Gaspar Silveira Martins, inaugurado em 2007, em homenagem a este que foi um político gaúcho com destaque no cenário brasileiro entre 1889-1879;
Monumento aos colonizadores da “colônia de Silveira Martins”, que foi uma homenagem da família de Enio Zago inaugurado em 2011.
Nesse local também encontra-se o Espaço Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, que foi inaugurado em 2017, e está no prédio onde funcionou o antigo Colégio Bom Conselho. A construção foi tombada pelo decreto municipal número 43/04.