No local encontram-se espaços de memória como:
O Conjunto arquitetônico da Igreja Matriz São José: Formado pela Igreja Matriz São José, Casa Canônica, Escola Paroquial, salão Paroquial e Torre Monumento. O conjunto é uma das principais expressões religiosas da tradição católica da região.
Memorial Vocacional: é um local de resgate com símbolos, fotos, placas e imagens, cada qual com sua história. Nele celebram-se missas, terços e rezas.
Casa-Museu Alberto Pasqualini: Está localizada na avenida Garibaldi, em frente à praça Senador Alberto Pasqualini. Tem por objetivo preservar a memória do ilustre Senador da República, considerado o pai do trabalhismo brasileiro e um dos grandes defensores da criação da Petrobras. O prédio, cuja arquitetura representa os primórdios da colonização italiana, foi construído com pedra de arenito em 1896, e o acervo da casa museu foi doado ao município pelos herdeiros de Pasqualini. Compreende sua biblioteca pessoal, composta por 4.000 volumes incluindo as obras escritas por ele, um arquivo com 18 mil documentos e objetos pessoais e mobiliários.
Centro Administrativo Municipal: A primeira parte do prédio foi construída no fim do século XIX e começo do XX. Em 1943 foi instalado um hospital, o Hospital Nossa Senhora Aparecida. Já em 1947, no local passou a funcionar o pré-Seminário Nossa Senhora Aparecida de Ivorá. Em 1964 foi instalado no local o primeiro Ginásio, e poucos anos depois, a Escola Estadual de 2° Grau João Didonet. Em 1989 passou a funcionar a Prefeitura Municipal de Ivorá com suas secretarias. O prédio recebeu a denominação de CENTRO ADMINISTRATIVO MUNICIPAL SENADOR ALBERTO PASQUALINI, através da lei N°125/91. Também, junto a este, na antiga capela do Pré-Seminário, se instalou a Câmara de Vereadores, sala denominada de Plenário Adão Neves. O local conta com a presença de belíssimos vitrais com imagens religiosas.
Para saber mais: Patrimônio Histórico Cultural Geoparque Quarta Colônia