Religioso

Conjunto Arquitetônico Igreja Matriz São José

Religioso

Formado pela Igreja Matriz São José, Casa Canônica, Escola Paroquial, Salão Paroquial e Torre Monumento, o conjunto é uma das principais expressões religiosas da tradição católica da região

.

A IGREJA MATRIZ possui o nome do Santo Padroeiro da cidade, São José. Iniciou a construção em 15 de novembro de 1893, no mesmo local que havia uma antiga capela de madeira, foi erguida utilizando pedreiras de grez (arenito) e inaugurada no dia 12 de setembro de 1899. Em suas paredes internas, possui pinturas do artista italiano Ângelo Lazarini. Quando completou 100 anos de sua criação, foi construído o Monumento Alusivo ao Divino Espírito Santo. Ao seu lado, independente do prédio da Igreja Matriz, temos a TORRE MONUMENTO que mede 44 m de altura. É dedicada a Rex regum e Dominus dominatum (do latim, Cristo Rei). Possui três sinos de aço fundido de, respectivamente, 850 kg, 650 kg e 400 kg. Os sinos adquiridos em 1899, trazidos da Alemanha, até 1931 estavam em uma torre de madeira, porém mais tarde foram alocados na atual torre, que foi idealizada pelo 1º Pároco Monsenhor Humberto Busato. O relógio foi fabricado em Estrela – RS, por Bruno Swertner.

 

No complexo da Igreja Matriz há a ESCOLA PAROQUIAL SÃO LUÍS, que recebeu este nome em 12 de outubro de 1926, em homenagem ao santo protetor da mocidade estudantil católica. Foi reformada em 2014 a abrigando hoje eventos e reuniões. Também há a CASA PAROQUIAL, inaugurada pelo Bispo Diocesano de Santa Maria, Dom Antônio Reis em 1937.

 

Neste espaço religioso encontramos o MEMORIAL VOCACIONAL DAS ÁGUAS, que foi idealizado pelo Pe. Olinto Cremonese em razão da Campanha da Fraternidade de 2004: “Água, fonte de vida”. Este Memorial é dispostos em torno da Igreja Matriz, integrado pelo Batistério, o Poço de Jacó, a Roda d’ Água, a Estrela, o Globo e o Memorial Vocacional.

 

O Batistério – Pia Batismal ao ar livre, onde acontecem os batizados. Os detalhes de sua construção possuem as seguintes simbologias: Na Pia Batismal, ao ar livre, é onde acontecem os batizados. Os detalhes da sua construção possuem significados: a Cruz, que aponta para a Cruz Luminosa do alto do morro, representa a caminhada, a água o batismo, as talhas as Bodas de Caná as três bicas a Santíssima Trindade, a posição do batistério, apontando para frente, significa a comunhão e sua forma circular a aliança, o diálogo, a pedra angular no centro representa Jesus. A Cruz representa tanto o sofrimento das populações nativas (índios) com o processo de conquista e ocupação das terras no Brasil, como o sofrimento dos imigrantes italianos.

 

Poço de Jacó– Relembrando do momento que Judeus e Samaritanos não se comunicavam, o poço possui as estátuas de Jesus dialogando com uma Samaritana. A frase mencionada por Cristo ali está registrada: “Quem bebe desta água que eu lhe der jamais terá sede”.

 

Roda D´Água– A roda movida pela água, com duas esculturas e uma roda de moinho puxada por dois bonecos que simbolizam o trabalho dos imigrantes e de como tiravam tábuas (pranchas) para as construções. Trabalho e a água como fontes de energia.

 

Estrela e o Globo – (Água E Peixes)-A estrela indica os pontos cardeais, o Globo simbolizando o processo da difusão da evangelização, em que a Igreja representa Jesus e seu Reino e a água como símbolo da vida.

 

Memorial Vocacional– É um local de resgate com símbolos, fotos, placas e imagens, cada qual com sua história. Assim como a água, o espaço é dinâmico e não estático, podendo ser acrescida informações. Nele celebram-se missas, terços e rezas.

 

 

Fonte: Patrimônio Histórico Cultural Geoparque Quarta Colônia.

Visitação

Aberto à visitação.

Compartilhe esse local em suas redes:
Realização