Notícias

Caminhada na Natureza de Pinhal Grande acontecerá em outubro aliando trilhas, paisagens e histórias no Geoparque Quarta Colônia

Em reunião entre a gestão pública municipal, Emater e UFSM foram realizadas as tratativas do Caminhadas na Natureza em Pinhal Grande, RS

 

Na quarta-feira, dia 30 de agosto, ocorreu um encontro em Pinhal Grande com o propósito de organizar o evento "Caminhadas na Natureza" no município. Participaram dessa reunião diversos representantes, incluindo Flávia Michelon e Renato Santos Silva, extensionistas da Emater do escritório municipal de Pinhal Grande, Monique Chaves, supervisora do escritório regional da Emater/RS-Ascar Santa Maria, Fernando Pippi, vereador e proprietário da Agroindustria Pippi, Flávio Soares Gomes e Ana Gracinda Gomes, agricultores familiares, além de Maria Cristina Fachin, Diretora de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Pinhal Grande. Ezequiel Redin, coordenador do Programa do Geoparque de Assistência Técnica e Extensão Rural (PROGEATER) e responsável pela ação "Caminhadas na Natureza" da UFSM, também esteve presente para auxiliar na organização do evento.

 

O percurso planejado para a caminhada abrange 9 km e está estimado para ser concluído em cerca de 4 horas, dependendo da velocidade e habilidade dos participantes. Intitulada "Trilha Cascata da Várzea e Toca do Tigre", a atividade está programada para o sábado, dia 07 de outubro, e consistirá em uma trilha guiada na propriedade dos agricultores familiares Flávio Soares Gomes e Ana Gracinda Gomes. Destaca-se que essa caminhada possui uma singularidade notável, uma vez que exige dos participantes uma destreza apurada nas passagens entre as matas e cursos d'água.

 

É importante que todos os participantes estejam devidamente preparados para as peculiaridades da caminhada. Nessa caminhada será crucial trazer um calçado extra, como chinelo, pois a travessia por áreas com água faz parte da jornada. As vagas para essa atividade serão limitadas, pois tanto as características do local quanto o objetivo de proporcionar uma experiência de elevada qualidade aos caminhantes determinam essa condição. Está previsto um número máximo de 40 vagas para os interessados nesse trajeto específico.

 

Essa atividade de caminhada guiada possui um valor intrínseco ao contexto do Geoparque Quarta Colônia. Além de fomentar uma conexão profunda com a natureza, ela apresenta uma oportunidade única para os participantes explorarem as riquezas históricas e naturais da região. 

 

As Caminhadas na Natureza no Geoparque Quarta Colônia contribuem para vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelas Nações Unidas, que visam abordar questões sociais, econômicas e ambientais até 2030. Além disso, essa ação demonstra como a promoção do turismo rural sustentável, a educação ambiental e a preservação do patrimônio cultural podem convergir para potencializar o desenvolvimento rural sustentável em nível local e global.


 

Texto: Ezequiel Redin, Professor de Extensão Rural do Colégio Politécnico e integrante da subdivisão de Geoparques da UFSM; Sandra Linhares Teixeira (UFSM). 

Revisão: Monique Chaves (EMATER)

Caminhada na Natureza de Pinhal Grande acontecerá em outubro aliando trilhas, paisagens e histórias no Geoparque Quarta Colônia
Caminhada na Natureza de Pinhal Grande acontecerá em outubro aliando trilhas, paisagens e histórias no Geoparque Quarta Colônia
Realização