Notícias

Caminhada Rota do Sol agitou o final de semana em Faxinal do Soturno no Geoparque Quarta Colônia

Um grande número de participantes estiveram presentes na caminhada rural de Faxinal do Soturno, RS. 

 

No sábado, 23 de setembro, um grande evento agitou o rural de Faxinal do Soturno. Trata-se do Caminhadas na Natureza: Rota do Sol que convocou uma galera animada para um super dia que misturou o calor humano, comidas deliciosas, uma dose de chuva e também um solzinho para coroar o sucesso do evento. 

 

Com um público recorde no evento, a comunidade de São João Bosco, da Linha Guarda Mor, em Faxinal do Soturno, recebeu os caminhantes com um completo e saboroso café da manhã. Nem o clima instável fez com que os participantes desistissem. Com muito agito musical no início da manhã, uma boa dança de bandinha, o pré-aquecimento já estava garantido para um dia super animado. 

 

A abertura do evento foi realizada por volta das 8h30min conduzida pela extensionista rural Bruna Mezzomo Neubauer, do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Faxinal, dando as boas-vindas aos participantes. Após, Monique Chaves, supervisora do escritório regional da Emater/RS-Ascar Santa Maria, apresentou a proposta da caminhada e também explicou o funcionamento da organização local através dos carimbos e do passaporte ao final da caminhada. Em sequência, o Prof. Ezequiel Redin comentou que, em primeiro lugar, o Geoparque não vem de fora, mas são as pessoas do local que fazem o Geoparque ser uma realidade, além disso, agradeceu a presença de todos os caminhantes de vários estados brasileiros, as instituições parceiras e salientou a importância da caminhada para promover o turismo rural no Geoparque Quarta Colônia. Para finalizar a abertura, o Prefeito de Faxinal de Soturno, Clóvis Alberto Montagner, comentou sobre a importância das caminhadas para potencializar o município e engrandecer o Geoparque Quarta Colônia. 

 

Os caminhantes, animados, desfrutaram das lindas paisagens rurais e também de uma gastronomia muito saborosa no rural de Faxinal do Soturno, RS. 

 

Após o café da manhã e a abertura do evento, no momento da foto oficial a chuva despontou. De volta ao ginásio, a turma foi agitada ao som de diversos ritmos dançantes. Alguns minutos depois, a chuva cedeu e iniciou-se o alongamento em grupo para dar início à jornada. A caminhada na natureza local levou o grupo em direção à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, com paradas estratégicas para reabastecer as energias com frutas e água, tornando a experiência da caminhada ainda mais emocionante.

 

Os 8 km percorridos foram brindados com paisagens deslumbrantes, proporcionando oportunidades para registros fotográficos e vídeos. Durante o trajeto, o grupo interagiu com a natureza e a comunidade, tornando a caminhada uma verdadeira celebração. Ao término da jornada, a comunidade do Sítio Alto ofereceu um saboroso almoço, além de promover uma feirinha com produtos coloniais e artesanato local. A música e a alegria dos participantes deram um toque especial a esse evento que uniu saúde, diversão e interação com a natureza.

 

A jovem, Maria Clara Junqueira Franco, 19 anos, natural de Rio Branco no Acre, destacou que a caminhada “foi muito divertida, tranquila e muito agradável. Tinha toda uma estrutura propícia para nos atender e nos melhor acomodar e houve muito cuidado em tudo! Com certeza participarei mais”, finalizou a estudante do curso de Relações Internacionais da UFSM. 

 

O doutorando em Extensão Rural da UFSM, Kleber Destefani Ferretti, 35 anos, natural de Rio Verde em Goiás comentou que “foi a minha primeira vez que participei da caminhada no Geoparque Quarta Colônia, achei linda a paisagem no percurso, muito bem-organizado e uma delícia as refeições”. Para Jamison Ribeiro, 28 anos, do estado do Pará, destacou que vivenciou “uma experiência incrível, com a oportunidade de conhecer e apreciar um lugar encantador repleto de belas paisagens naturais ao lado de amigos e colegas”, finalizou o mestrando em Extensão Rural da UFSM.

 

As caminhadas na natureza possuem um público cativo, apaixonado e fiel ao esporte popular. Geralmente, os participantes sempre retornam para outras caminhadas e estão presentes em todos os outros eventos na natureza do Geoparque Quarta Colônia. 

 

A Caminhada Rota do Sol e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

 

Em 2023, o Caminhadas na Natureza no Geoparque Quarta Colônia é executado em parceria com Emater/RS Escritório Regional em Santa Maria e escritórios locais dos municípios que integram o Geoparque Quarta Colônia, Prefeituras Municipais e pela Pró-reitoria de Extensão (PRE), via subdivisão de Geoparques. Na UFSM, as Caminhadas na Natureza é uma ação do Programa do Geoparque de Assistência Técnica e Extensão Rural (PROGEATER), coordenado pelo Prof. Ezequiel Redin, com foco em estimular o turismo rural no Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

 

No evento da caminhada na natureza, realizado em Faxinal do Soturno, contamos com a presença de 116 caminhantes, com 77 cafés servidos e 140 almoços. Esse evento está articulado ao contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) dentro do Geoparque Quarta Colônia, pois a participação ativa e expressiva das pessoas ressalta a importância da saúde e bem-estar (ODS 3) através da prática de atividades físicas em meio à natureza. 

 

A interação com a comunidade local durante o café e almoço demonstra o incentivo à igualdade de gênero e inclusão social (ODS 5 e 10). A valorização da produção local e dos alimentos servidos reforça também a promoção da agricultura sustentável (ODS 2) e ao desfrutar das paisagens rurais e interagir com a comunidade, os participantes puderam reafirmar a importância da vida terrestre e dos ecossistemas presentes na região (ODS 15). Essas iniciativas dentro do geoparque também contribuem para a promoção do turismo rural sustentável e desenvolvimento econômico (ODS 8 e 12).

 

A Caminhada Rota do Sol ficou marcada na história do Geoparque Quarta Colônia como uma das primeiras caminhadas após a concessão do selo internacional ao território. 

 

Confira algumas fotos do evento:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Ezequiel Redin, Professor de Extensão Rural do Colégio Politécnico e integrante da subdivisão de Geoparques da UFSM; Sandra Linhares Teixeira (UFSM). 

Revisão: Michele Vestena (Geoparque Quarta Colônia)

Fotos: © Vicent Solar

Caminhada Rota do Sol agitou o final de semana em Faxinal do Soturno no Geoparque Quarta Colônia
Caminhada Rota do Sol agitou o final de semana em Faxinal do Soturno no Geoparque Quarta Colônia
Realização