Notícias

Caminhadas na Natureza e dos Sabores reúne cerca de 100 participantes em Ivorá no Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO
Caminhantes desfrutaram do ar puro, das paisagens do rural, e também de uma gastronomia muito saborosa em Ivorá, RS

No último sábado, 13 de maio, o município de Ivorá, localizado no Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO, sediou a abertura da retomada do Caminhadas na Natureza, evento internacional que reuniu cerca de 100 pessoas inscritas. A atividade teve início às 8h30, após um café da manhã de boas-vindas, em uma manhã que iniciou gelada e depois ficou com um clima muito agradável.

 

A Secretária de Turismo de Ivorá, Edicleia Cherobini, deu as boas-vindas aos participantes, ressaltando a importância da atividade para o município. O prefeito de Ivorá, Saulo Piccinin, também demonstrou sua satisfação em apoiar a organização da atividade como forma de fortalecer o turismo e as instituições que promovem o desenvolvimento. Monique Chaves, supervisora do escritório regional da Emater/RS-Ascar Santa Maria, explicou o funcionamento da caminhada ao longo do ano no Geoparque Quarta Colônia.

 

A Pró-reitora Adjunta de Extensão da UFSM e Diretora do Geoparque Quarta Colônia, Jaciele Sell, destacou que a retomada do evento é fundamental para o Geoparque consolidar ações voltadas para o fortalecimento do turismo e renda das famílias. Além de fortalecer iniciativas empreendedoras da área da gastronomia, na oferta do café da manhã e do almoço, e da comercialização de produtos da agricultura familiar, as Caminhadas tem um caráter de sensibilizar as pessoas para apreciação da natureza, das suas paisagens e da melhoria da qualidade de vida que esse contato proporciona. Já o chefe do escritório da Emater no município, Nilmar Stefanello, apresentou o roteiro pensado pela instituição, pontos de apoio, trajetos e desejou uma ótima caminhada aos participantes.

 

Durante a caminhada, os participantes puderam apreciar as belezas naturais da região, como a mata atlântica, o relevo e os animais, além de conversar com as famílias rurais que estavam aguardando sua passagem. A organização também disponibilizou apoio com hidratação e alimentação para dar energia aos caminhantes. Roberto Cassol, de Santa Maria - RS, destacou que a organização do evento teve uma preocupação constante, com os carros de apoio, em atender os caminhantes com água durante o percurso. Ao final do trajeto, os participantes que conseguiram completá-lo receberam uma Caderneta de caminhante (Caderneta IVV) que deve ser transportada a cada circuito para que seja carimbada a cada caminhada.

 

A caminhada contou com participantes de vários estados do Brasil. Rayane da Silva França Xipaya, natural de  Altamira - PA, destacou que a caminhada em Ivorá foi uma experiência sensacional. As paisagens eram incríveis, ressaltou a estudante de Relações Internacionais da UFSM. A participante da caminhada, Luana Lanza Barbieri, de Faxinal do Soturno - RS, ressaltou, com grande entusiasmo, o privilégio deste dia em conhecer lugares realmente incríveis, com uma energia surreal e com grande potencial turístico. 

 

Para Ana Beatriz Rodrigues Lopes Ferreira, natural de Natal, RN, o evento foi “simplesmente enriquecedor e único, amei ter participado e espero estar presente nos próximos. O percurso é maravilhoso, assim como as comidas e as pessoas que nos receberam na cidade de Ivorá”. No final da caminhada foi servido um delicioso almoço, além de que os caminhantes apreciaram uma linda organização da família rural com restauração de máquinas antigas de trabalho rural e um museu ao ar live. 

 

Além de desfrutar das belezas naturais, a caminhada na natureza em Ivorá gerou renda para as famílias e estabelecimentos rurais presentes no local. A estimativa é que novas caminhadas na Natureza aconteçam no Geoparque Quarta Colônia a partir de setembro, após o inverno. Com a realização deste evento internacional, a região reforça sua vocação turística e seu potencial para a prática de atividades ao ar livre em contato com a natureza.


 

Texto: Ezequiel Redin, Professor de Extensão Rural do Colégio Politécnico e integrante da área de Extensão Rural, subdivisão de Geoparques da UFSM.

Fotos: Sandra Linhares Teixeira 

Caminhadas na Natureza e dos Sabores reúne cerca de 100 participantes em Ivorá no Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO
Caminhadas na Natureza e dos Sabores reúne cerca de 100 participantes em Ivorá no Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO
Caminhadas na Natureza e dos Sabores reúne cerca de 100 participantes em Ivorá no Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO
Realização