Notícias

Caminhadas na Natureza em Agudo agitou o domingo no Geoparque Quarta Colônia

Caminhantes desfrutaram do ar puro, das belezas do rural, e também de uma gastronomia muito saborosa em Agudo, RS. 

 

Na manhã de domingo, 10 de setembro, foi realizada a “Caminhada da Primavera" no município de Agudo, no Geoparque Quarta Colônia, RS. A concentração aconteceu no CTG Sentinela do Jacuí, com um delicioso café da manhã colonial com pães, chimias, bolos e frutas da estação. O clima agradável durante o dia foi um show à parte para engrandecer o município de Agudo. 

 

A abertura do evento foi realizada por volta das 8h15min conduzida pela extensionista rural Claudia Bernardini, do escritório municipal da Emater/RS-Ascar de Agudo, dando as boas-vindas aos participantes. Após, Leandro Gabbi, representante da UFSM no Geoparque, comentou sobre a importância desse evento para potencializar o Geoparque Quarta Colônia. Monique Chaves, supervisora do escritório regional da Emater/RS-Ascar Santa Maria, apresentou a proposta da caminhada e também explicou o funcionamento da organização local através dos carimbos e do passaporte ao final da caminhada. Em sequência, o Prof. Ezequiel Redin agradeceu as instituições parceiras e salientou a importância da caminhada para a visibilidade do território em nível nacional e internacional, com ações como essa que proporcionam engajamento em redes sociais e que o Geoparque Quarta Colônia se torne uma referência turística no Brasil. Para finalizar a abertura, o vice-prefeito de Agudo, Pedrinho Müller, comentou sobre a qualidade da culinária e as potencialidades que Agudo oferece aos turistas desejando um ótimo evento. 

 

Durante a caminhada, os participantes puderam apreciar as belezas naturais da região, como a mata atlântica, avistando macacos, pássaros e animais que fizeram um show à parte no circuito rodeado por matas, águas e propriedades rurais. A vista do morro Agudo foi um ponto forte da caminhada. Os caminhantes vivenciaram um pouco do rural do município que proporcionou experiências enriquecedoras com as famílias rurais, passando por condomínios rurais, agroindústrias familiares e também por caminhos que conectam a produção, animais e alimentos.

 

O evento contou com a presença de caminhantes de cinco estados brasileiros - Rio Grande do Norte, Pará, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, além de uma participante da Polônia. Durante o circuito, os participantes trocaram experiências culturais riquíssimas. A caminhada em Agudo contou com a participante Anna Jagna, 40 anos, engenheira, natural da Polônia. Ela destacou que "O Brasil não para de surpreender quem busca pelas belezas naturais e histórias que mudaram o mundo. Uma caminhada linda no coração do Rio Grande do Sul que no passado, com braços abertos, recebeu o povo europeu”. 

 

Foto: A Polonesa, Anna Jagna e seu companheiro Luiz, paulista, ficaram encantados com o território. 

 

Um dos pontos marcantes da caminhada foi a vista de todo o território do Geoparque Quarta Colônia, com a possibilidade de uma visão panorâmica maravilhosa. Os encantos da natureza, as famílias e a possibilidade de conhecer pessoas com diferentes culturas e origens foi uma marca registrada da Caminhada na Primavera. 

 

No circuito houve pontos de apoio e locais de carimbo durante a passagem dos caminhantes. A paisagem rural foi um destaque, com um valor cênico incrível. Para Daiana Ligia Prochnow, bancária, 40 anos, comentou sobre a sua participação na Caminhada na Natureza em Agudo: “fez com que o meu olhar se tornasse diferente neste domingo. Ter tido a oportunidade de curtir as lindas paisagens que nosso interior nos proporciona aqui em Agudo, respirar o ar fresco no meio das trilhas e celebrar as novas amizades foi simplesmente maravilhoso! Gratidão por esta oportunidade!”. 

 

Foto: Caminhantes tiveram a oportunidade de apreciar as belezas naturais do rural de Agudo, RS. 

 

Após a chegada dos caminhantes foi servido um saboroso almoço colonial alemão, com pratos típicos, desde carne de porco na banha até galinha ao molho, complementados por moranga, batata doce caramelizada, mandioca, arroz, feijão, massa caseira e saladas diversas.

 

A organização também disponibilizou apoio com hidratação e alimentação para dar energia aos caminhantes. A caminhada contou com mais de 110 participantes que percorreram o circuito, 67 feirantes estavam presentes na Feira das Cores e Sabores comercializando seus produtos e artesanatos e oito pessoas envolvidas na elaboração do almoço pós-caminhada. Além de vários turistas que passaram o dia para assistir os shows culturais e valorizar os feirantes. 

 

Mara Dumke, agricultora parceira com selo de Geoproduto do Quarta Colônia Geoparque Mundial da Unesco e expositora da Mara Maravilhas na Feira Cores e Sabores, salientou o impacto positivo da Caminhada na Natureza, pois trouxe muitos visitantes. Em suas palavras: “é muito importante para as feiras, com pessoas de vários lugares, que compram produtos que não conhecem ou não encontram em outras cidades. É muito relevante também a comunidade universitária conhecer nossa cultura e nossos modos de vida e de produção, pois é uma forma de valorização da agricultura familiar”. 

 

Com esse evento Agudo fez história no Geoparque Quarta Colônia sendo um dos municípios pioneiros, juntamente com Ivorá, na organização de um evento de caráter internacional que envolve esporte popular, lazer, natureza e famílias rurais. A Caminhada da Primavera em Agudo auxiliou na conservação da biodiversidade, incentivando a preservação de áreas naturais (ODS 15), permitindo que os caminhantes apreciem a beleza e a relevância dos ecossistemas locais. Ao incluir as comunidades rurais na produção do café da manhã, no almoço e na Feira das Cores e Sabores, é possível promover e estimular o trabalho e crescimento econômico no meio rural (ODS 08), oferecendo alimentos locais e incentivando práticas sustentáveis com consumo e produção responsáveis (ODS 12). 

 

As caminhadas incentivam o turismo de baixo impacto e a mobilidade sustentável, minimizando a pegada de carbono dos visitantes (ODS 13). Com a colaboração entre a Emater/RS, Prefeitura Municipal de Agudo e Pró-reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) é um exemplo sobre a importância das parcerias para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS 17). A Caminhada da Primavera ficará marcada na história do Geoparque Quarta Colônia. 

 

Confira algumas fotos do evento: 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Texto: Ezequiel Redin, Professor de Extensão Rural do Colégio Politécnico e integrante da subdivisão de Geoparques da UFSM; Sandra Linhares Teixeira (UFSM). 

Colaboração: Cláudia Bernardini (Emater/RS)

Fotos: Vicent Solar (UFSM)

Caminhadas na Natureza em Agudo agitou o domingo no Geoparque Quarta Colônia
Caminhadas na Natureza em Agudo agitou o domingo no Geoparque Quarta Colônia
Realização