Notícias

Geoparque realiza workshop com imprensa da Quarta Colônia
Objetivo foi estimular a integração entre entidade e profissionais da comunicação

Nesta quinta-feira, 11, o Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO promoveu workshop com a imprensa local. A atividade discutiu formas de integrar o Geoparque e os profissionais de comunicação da região a partir de ações simples voltadas para as redes sociais. Participaram jornalistas, assessores e profissionais responsáveis pela mídia do território e também de Santa Maria.

No encontro, o Pró-Reitor de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria, Flavi Ferreira Lisboa Filho, e a diretora do Geoparque, Jaciele Sell, apresentaram as iniciativas desenvolvidas pela entidade e tiraram dúvidas acerca do projeto, que integra os nove municípios da Quarta Colônia.

Juntamente com o assessor de comunicação do Geoparque, Cristiano Magrini, Flavi e Jaciele abordaram formas de aproximar a iniciativa - que busca certificação junto à UNESCO - da comunidade da Quarta Colônia a partir dos veículos de imprensa. Também foram abordadas a importância das páginas das administrações municipais no fortalecimento da ideia de unidade do território tanto para os moradores quanto para o público externo, criando o consenso de que “somos todos Geoparque”. Nesse sentido, a proposta do Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO é de estabelecer uma integração com as mídias locais de forma a proporcionar um impulso colaborativo e mútuo. 

Redes sociais

O bom uso das plataformas de redes sociais pode ser considerado um dos melhores caminhos para se atingir os habitantes do território do Geoparque e também o público externo, como os turistas e demais pessoas interessadas nos patrimônios natural, cultural e econômico da região.

Conforme o relatório anual sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação produzido pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.BR), o uso da internet no Brasil apresenta crescimento acentuado, com destaque para os acessos a partir das zonas rurais. A frequência com que os moradores das regiões menos urbanizadas acessam as redes também vem aumentando. Outro dado interessante é o de que o acesso a redes sociais é feito majoritariamente a partir de aparelhos celulares, inclusive pelo público idoso. Nesse sentido, a proposta do Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO é de estabelecer uma integração com as mídias locais de forma a proporcionar um impulso colaborativo e mútuo, ampliando as potencialidades do território. 

 


Texto: Cristiano Magrini

Foto: Nilton Leotte (Rádio Interativa)

Workshop reuniu profissionais da comunicação da Quarta Colônia (Foto: Nilton Leotte/ Rádio Interativa)
Workshop reuniu profissionais da comunicação da Quarta Colônia (Foto: Nilton Leotte/ Rádio Interativa)
Realização