Na última segunda-feira, 13, foi um momento de fortalecimento de parcerias com instituições e pessoas em prol do desenvolvimento rural da Quarta Colônia. Durante a noite aconteceu a aula inaugural do curso de Agronomia nas dependências da Faculdade SOBRESP em Santa Maria, RS. Na ocasião, representantes da UFSM participaram, junto com a comunidade regional, de um momento de acolhida na instituição.
O evento contou com a participação de várias autoridades de Santa Maria e região, em destaque para o Secretário de Desenvolvimento Rural de Santa Maria, Rodrigo Menna Barreto; Diretora do Colégio Politécnico, Prof. Marta Von Ende; Presidente da Comissão Especial de Direito Agrário e membro da Comissão do Jovem Advogado da OAB subseção de Santa Maria, Luise Jardim Pedó; Diretora Geral da Performance Vegetal, Betania Vahl de Paula; e o representante da área de Extensão Rural do Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO, Prof. Ezequiel Redin.
O coordenador do curso de Agronomia, Prof. Edilson Máximo da Silva Júnior, fez uma breve apresentação do curso aos presentes, destacando como pontos fortes a interlocução com a comunidade e com as organizações na construção do processo formativo em agronomia. Além disso, reforçou o interesse em construir diversas parcerias e projetos futuros de impacto regional.
Todas as iniciativas de organizações e instituições que são promovidas no sentido de fortalecer a formação de pessoas que integram o Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO devem ser reconhecidas e valorizadas. O curso de Agronomia, com foco na formação de jovens rurais e agricultores da Quarta Colônia, vem a contribuir para estimular e fortalecer os processos de desenvolvimento rural sustentável no território. Sem dúvida, o curso de Agronomia da Sobresp será um parceiro da UFSM e do Geoparque para criação de projetos de pesquisa, ensino e extensão voltados para a Quarta Colônia, ressaltou Ezequiel Redin, representante da área de Extensão Rural da subdivisão de Geoparques da UFSM.
O evento marcou o início de um curso superior presencial de Agronomia no turno noturno, que é uma novidade na região central. Essa ação possibilita também que agricultores e trabalhadores interessados na área possam realizar o curso, sem comprometer suas atividades diárias. A coordenação de Agronomia tem interesse em construir parcerias e ações voltadas para fomentar a renda e o turismo rural no Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO.
Texto e fotos: Ezequiel Redin, Professor de Extensão Rural do Colégio Politécnico e integrante da área de Extensão Rural, subdivisão de Geoparques da UFSM.