Notícias

RS institui Comitê Gestor do Turismo dos Geoparques
Decreto foi publicado no Diário Oficial nessa terça-feira, 30 de agosto

Publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (30) o Decreto 56.635, de 29 de agosto de 2022, que institui o Comitê Gestor do Turismo nos territórios dos Geoparques localizados no Estado do Rio Grande do Sul. Conforme o documento, o comitê fica vinculado ao âmbito da administração pública estadual como instância de promoção dos territórios dos Geoparques e de interlocução de seus representantes e setores especializados.

Compõem o Comitê Gestor do Turismo dos Geoparques um representante titular e um suplente dos seguintes órgãos do Poder Executivo: Secretaria de Turismo (que também será responsável pela coordenação) e secretarias da Educação; de Esporte e Lazer; de Meio Ambiente e Infraestrutura; e da Cultura.

Também podem compor o Comitê, a convite da coordenação, representantes de outros órgãos da administração pública ou de organizações da sociedade civil, com destaque para para os representantes de Geoparques UNESCO e aspirantes gaúchos; representantes de Geoparques UNESCO de outras unidades federativas; representantes dos municípios do Estado que compõem Geoparques UNESCO ou aspirantes; e representantes de universidades, institutos de ensino e de pesquisa com atuação em temas vinculados aos territórios dos Geoparques.

Conforme o decreto, a função de membro do Comitê é considerada de interesse público e não será remunerada. 

Objetivos

De cordo com o artigo terceiro do quarto parágrafo do decreto, os objetivos do Comitê de Geoparques são:
a. atuar como promotores de relações conjuntas entre os Geoparques do estado de modo a mediar ações e estabelecer soluções colaborativas;
b. promover a interação entre universidades e instituições de ensino e de pesquisa para desenvolvimento dos Geoparques;
c. promover os territórios em eventos turísticos;
d. ofertar atividades de sensibilização, de capacitação e de desenvolvimento por meio de parcerias e incentivos;
e. auxiliar na promoção de boas práticas ambientais, sociais e de desenvolvimento da atividade turística nos territórios;
f. promover e mobilizar apoio à consolidação dos Geoparques Aspirante Unesco; e
g. monitorar, avaliar e divulgar os resultados alcançados pelas atividades do Comitê.

Confira aqui a íntegra do documento. 

 


Texto: Cristiano Magrini

Realização