Notícias

São João do Polêsine realiza reunião para os preparativos da Caminhada na Natureza do Geoparque Quarta Colônia

Integrantes da Emater, UFSM e gestão pública municipal na reuniião do Caminhadas na Natureza em São João do Polêsine, RS

 

No dia 5 de setembro, terça-feira, São João do Polêsine promoveu uma reunião dedicada aos preparativos da Caminhada na Natureza no âmbito do Geoparque Quarta Colônia. O encontro reuniu nove participantes com representantes da Emater/RS, da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM e dos gestores da prefeitura local.

 

Durante a reunião, foram discutidas as principais questões relacionadas ao comprometimento das instituições envolvidas na organização do evento. No dia 17 de outubro de 2023, terça-feira, está programado um pré-teste com os organizadores para realizar o percurso que ocorrerá no município. 

 

São João do Polêsine, RS situa-se na parte central do Vale do Jacuí, fica a 45 quilômetros de Santa Maria e integra o Geoparque Quarta Colônia. A sua religiosidade é uma característica marcante, com capelas e capitéis que se espalham pelas suas localidades, com uma arquitetura muito peculiar. O município abraça uma população de 2.649 pessoas habitantes, conforme o último Censo Demográfico de 2022. O Censo Agropecuário de 2017 registrou a existência de 184 estabelecimentos agropecuários, contribuindo com a produção bem diversificada. O local valoriza muito o turismo, a natureza e o embelezamento da cidade, com suas praças floridas e ambientes arborizados.

 

A caminhada oficial está agendada para ocorrer no domingo, 19 de novembro, pela manhã. Ela se desenrolará em um percurso de 11 quilômetros, com café da manhã (por adesão), pontos de apoio para alimentação e hidratação ao longo do trajeto, além de um almoço (por adesão) para encerrar o evento de maneira memorável. Esta atividade promete ser um dos grandes atrativos do mês de novembro, com uma expectativa de um grande público para participar da caminhada no município. Em caso de chuva, será transferida. 

 

O que é o Caminhadas na Natureza do Geoparque Quarta Colônia?

 

A ação Caminhadas na Natureza é uma proposta para estimular e promover o desenvolvimento territorial sustentável por meio da realização de caminhadas no meio rural, as quais são internacionalmente conhecidas como “Esportes Populares”. 

 

A ideia nasceu na França após a Segunda Guerra Mundial com o objetivo de estimular as atividades comerciais no interior das províncias e na periferia das grandes cidades destruídas pela guerra. Com o crescimento da atividade turística e em função da riqueza cultural e paisagística destas regiões, tais atividades começaram a ser utilizadas como fator de integração e inclusão social entre as populações regionais, caracterizando-as, assim, como atividades populares e democráticas.

 

Atualmente, as Caminhadas são praticadas em cerca de 56 países, organizadas localmente em circuitos, regionalmente em federações, nacionalmente em confederações e com a normalização internacional do Internacionaler Volksporter Verbunder – Federação Internacional dos Esportes Populares – IVV, com sede na França.

 

No Brasil, em 2006, fundou-se a ANDA BRASIL - Confederação Brasileira de Esportes Populares, Caminhadas na Natureza e Inclusão social, no estado do Rio de Janeiro. A organização não-governamental organiza e cadastra os circuitos nacionais, sendo que, atualmente, existem mais de 180 circuitos cadastrados em todo o Brasil.

 

Atualmente, em 2023, o Caminhadas na Natureza no Geoparque Quarta Colônia é executado em parceria com Emater/RS Escritório Regional em Santa Maria e escritórios locais dos municípios que integram o Geoparque Quarta Colônia, Prefeituras Municipais e pela Pró-reitoria de Extensão (PRE), via subdivisão de Geoparques. Na UFSM, a Caminhadas na Natureza é uma ação do Programa do Geoparque de Assistência Técnica e Extensão Rural (PROGEATER) com foco em estimular o turismo rural no Quarta Colônia Geoparque Mundial da UNESCO, no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. 

 

Texto: Ezequiel Redin, Professor de Extensão Rural do Colégio Politécnico e integrante da subdivisão de Geoparques da UFSM; Sandra Linhares Teixeira (UFSM). 

São João do Polêsine realiza reunião para os preparativos da Caminhada na Natureza do Geoparque Quarta Colônia
São João do Polêsine realiza reunião para os preparativos da Caminhada na Natureza do Geoparque Quarta Colônia
Realização