Sítios Paleontológicos

Sítios Paleontológicos

Sítios Paleontológicos são áreas fossilíferas, ou seja, áreas que possuem condições propícias à formação e preservação de fósseis. Na Quarta Colônia encontram-se, até o momento, 14 sítios paleontológicos, todos utilizados exclusivamente para pesquisa, ou seja, não estão disponíveis para visitação turística. 


As pesquisas são realizadas pelo Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica (CAPPA) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que realiza o contato diretamente com os proprietários das áreas de interesse paleontológico, e solicita a autorização para a prática de pesquisas e escavações no terreno. Caso o terreno seja público, como por exemplo em rodovias, as escavações são realizadas livremente e, caso seja uma área da prefeitura, é feita a solicitação de acesso aos responsáveis. 


Dentro da Mostra Paleontológica do CAPPA, são realizadas visitas guiadas com a intenção de divulgar a paleontologia da Quarta Colônia. No período do isolamento social, devido à pandemia da COVID-19, o CAPPA se encontra fechado para visitação. 


Conheça aqui os Sítos Paleontológicos do Geoparque Quarta Colônia!

Realização